357 – Lá vem a noiva…

Hoje foi o casamento de um amigo muito querido! E piadas a parte (ele demorou 10 anos para levar a noiva para altar) foi algo dos sonhos!

Para variar eu e minha querida mãe chegamos atrasadas, em parte por conta do trânsito. Pelo menos deu tempo de ver a banda tocando na Igreja e a avó dele saindo sozinha carregando uma bíblia ( muito fofa!). Eu já tinha me apaixonado pelo os que eles tinham decidido fazer até aí. Uma banda completa no casamento da outro clima. Eu não me lembro de ter visto uma banda como aquela em qualquer outro casamento que eu tenha ido. Chegando no salão, senti meus olhos brilharem. Ele era grande e amplo. Todo mundo sentado confortavelmente. Logo o DJ começou a rola a música enquanto os garçons serviam as mesas, sem empurrarem pura e sem ninguém passar fome observando os vizinhos. O ponto alto do casamento foi a “valsa” dos noivos, que arrasaram no samba-rock. Sai de lá encantada. Cada detalhe foi bem pensado. Foi uma experiência pensada para os noivos e convidados. ❤

20131005_222454 20131005_222500 20131005_200130

Eu sempre gostei de ir a casamentos. Acho que a emoção do momento para os envolvidos, principalmente da noiva, sempre me instigaram. E tem toda aquela magia e beleza do vestido de noiva. Ultimamente, não sei se é pela idade ou pelo relacionamento duradouro ou os dois, ir a casamentos passou a ser uma pesquisa de campo, na maioria das vezes sem querer. É interessante passar de mera observadora pra “avaliadora”.

Chegar perto dos 25 anos é estressante em muitos sentidos, mas, um dos piores é essa questão de relacionamento. Todo mundo pode fazer pressão em você. Se você é solteiro questionam a sua capacidade de se relacionar, sua maturidade para parar de ter caminhos e buscar relacionamentos mais sérios e por aí vai. Se você estiver namorando, ainda mais se for um namoro meio longo, todo mundo quer saber quando você vai casar e fazem cara de choque/desapontamento quando você diz que não tem ideia ou não pensa nisso ainda. Toda essa cobrança é muito chata e, convenhamos, desnecessária em pleno novo milênio.

Sinceramente, nunca entendi essa obrigatoriedade que se impõe ao casamento e quem não segue essa”lei” é sempre visto como “disfuncional”. Existem pessoas que gostam de liberdade de uma vida “solitária”. Eu mesma nunca fui do tipo que tinha o casamento como uma meta na vida e estava preparada até para ser uma eterna solteira, eternamente comprometida comigo mesma. Além disso, sempre tive um pouco de visão realista sobre casar. Não é como em um conto de fadas. Casamento exige comprometimento, capacidade de aceitar as diferenças e trabalhar com elas da melhor maneira possível. Não há espaços para falta de confiança, cumplicidade e espaço para falar sobre os problemas.

Vivemos em uma época de altas taxas de divórcio. Por favor, não me entendam como uma defensora dos valores morais e etc. Eu acredito que muitas pessoas não se preparam devidamente para casar. Não estou falando da parte material ou sentimental. Será que você aguenta conviver com os defeitos dia a dia? Será capaz de dizer ao ser parceiro o que o desagrada e ouvir da boca dele que nós também podemos fazer coisas desagradáveis? Todos nós temos medo de estragar o “perfeito”, adoramos a cegueira que essa palavra nos traz. Somos desesperados pela pessoa perfeita. O príncipe ou princesa, esquecendo que todos somos só seres humanos, cheios de manias, qualidades e problemas.

Enxergar a pessoa como ela realmente é não é fácil e tentar lidar com as partes menos bonitas pode ser cansativo. Mas acho que é um caminho para o relacionamento. Seja para ele ser um casamento sólido ou um término menos doloroso.

image

E viva os solteiros! Nada é mais difícil do que continuar se amando quando a sociedade fica dizendo que você é um “problema”. :p

Deixe um comentário

